"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

12 de julho de 2011

Guardar Para Recordar

O documento abaixo foi redigido em vinte e oito de março de 1871. É o registro de nascimento/batismo de uma das filhas de Gotfried Genehr e Elisabeth Lautert. A menina nasceu no navio que os trouxe da Alemanha para o Brasil no ano de 1861. Transcreverei as palavras, tais como estão escritas.
"Estracto"
"do Registro do Baptismo da Igreja Evangelica de São Paulo no quarto Distrito do Termo de São Paulo, no livro respectivo as folhas 62.
No anno de mil oitocentos sepsenta e um (1861) aos vinte e cinco dias do mez de Julho nasceo
Elisabeth Paulina Genehr,
filha legitima de Frederico Genehr e Elisabeth Lautert Genehr, e baptizada no dia vinte e tres do mez de setembro de dito anno.
Forão padrinhos: Carlos Caspar, Frederico Rienschneider, Elisabetha Caspar, Elisabetha Rienschneider.
Estrahido do proprio original a quem me reporto.
Quarto Distrito de São Leopoldo 28 de Março de 1871.
O Pastor primar... Culto Evangelico João Haesbaert"
No documento está colado um selo do Imperio do Brasil no valor de 200 Réis.
O nome do pai, originalmente Godfried, foi "aportuguesado" para Frederico.

Aqui mostro um cartão, feito por mim aos oito anos de idade, na escola, quando cursava o terceiro ano primário, para homenagear a mãe por ocasião do Dia das Mães daquele ano de 1961.
 Desnecessária transcrição, está legível! 
Com nove anos e cursando a quarta série, a filha Aline elaborou um cartão, no meu aniversário, em seu nome, do irmão Tiago e da vó Lilly.
O próximo, não é tão antigo, mas mostra um pouco  o hábito que temos, de nos expressarmos por escrito. Foi um agradecimento, por um final de semana que proporcionei para a família, vindo através de um pé de violeta e cartão escrito à mão por Tiago, meu filho.

2 comentários:

  1. Beth, claro que teu blog é do meu interesse!
    Muito bonitos esses fragmentos de recordações. Também tenho o costume de guardar tudo. tenho minhas gavetas de lembranças, onde mergulho na minha infância. Isso me traz muita nostalgia, e também me deixa muito feliz!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de recordações. Eu não tenho papéis antigos mas guardo bilhetinhos dos filhos de quando eram pequenos, infelizmente hoje em dia não se escreve mais, são só emails !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir